‘Boom’ do Turismo na PB leva Ministério a fechar parceria com IFPB e abrir 377 vagas para aperfeiçoamento de profissionais

Fonte: ConexaoPB

Publicada às 27/02/2025 21:23 - atualizada em: 27/02/2025 21:35


O vasto campo de atuação para os guias de turismo terá mais uma oportunidade de qualificação no Estado da Paraíba. Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Especialização Técnica em Guia de Atrativo Turístico Natural, ofertado de forma totalmente gratuita pelo Ministério do Turismo, por meio do projeto “Turismo Nordeste: Novos Rumos”, em parceria com o Campus Cabedelo Centro do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O processo seletivo para concorrer a uma das 377 vagas do curso segue até o próximo dia 16 de março, na página do IFPB.

As inscrições para a seleção são exclusivamente online e o processo é destinado somente aos profissionais que já possuem o curso de “Técnico em Guia de Turismo Regional” e que estejam habilitados a atuar em qualquer estado da região Nordeste e habilitados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, conforme as regras descritas no edital (Acesse aqui o Edital completo).

Totalmente gratuito, o curso é oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD), mas também inclui atividades práticas e presenciais. Os alunos selecionados começarão a estudar ainda neste semestre, com uma carga horária de 200 horas, sendo 160 de atividades teóricas, realizadas ano ambiente virtual de aprendizagem utilizado pelo IFPB, e 40 atividades presenciais, que incluem a realização de visitas técnicas, proporcionando uma experiência prática e imersiva.

PARCERIAS – A oferta de qualificação profissional tem sido uma prioridade do Ministério do Turismo. Além do seu próprio conteúdo de formação disponibilizado no portal https://qualifica.turismo.gov.br/, o MTur também promove cursos por todo o país com diversos parceiros, entre os quais o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que agora selecionará uma nova turma por meio do projeto “Turismo Nordeste: Novos Rumos”, com curso totalmente gratuito na modalidade EAD.