Artesãos paraibanos homenageados no 39° Salão do Artesanato expõem a partir deste sábado em São Paulo

Fonte: Conexaopb

Publicada às 21/05/2025 23:03

A Paraíba e o seu artesanato estarão em destaque, a partir deste sábado (24), em São Paulo, com a exposição "Qual o seu papel?", que reúne o que há de mais genuíno na cultura paraibana no Museu A Casa do Objeto Brasileiro — além do artesanato, a música e a gastronomia também estarão presentes. A mostra é o resultado do trabalho feito por sete artesãos no 39° Salão do Artesanato Paraibano, que foi realizado em janeiro, em João Pessoa, e que homenageou as técnicas do papel machê e da papietagem. 

"Qual o seu papel? Da fibra à forma, a arte que pulsa da Paraíba", que tem a curadoria do designer Sergio Mattos, promete uma imersão nas raízes culturais do Estado, com obras produzidas a partir de técnicas milenares: a papietagem e o papel machê. A exposição é uma realização do Governo da Paraíba e do Museu A Casa do Objeto Brasileiro, com o apoio da Cachaça Preciosa do Vale, Sebrae e São Braz.

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, parabenizou os artesãos por mais esta oportunidade. "Essa oportunidade mostra o quanto é importante quando o Governo decide homenagear uma tipologia. Em janeiro, ficou decidido que o papel seria o homenageado. Por isso, ficamos muito felizes com esses resultados que estão sendo colhidos, porque o objetivo dessa iniciativa é justamente fortalecer a tipologia homenageada. E uma exposição num museu como A Casa do Objeto Brasileiro estimula o nosso artesão e o incentiva a continuar utilizando o papel como matéria-prima", comentou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, destacou: “É a primeira vez que uma exposição como essa chega à maior cidade do País. São Paulo é uma referência de valorização cultural. É um marco para o artesanato paraibano, resultado do esforço da nossa gestão em exaltar esse segmento tão representativo na nossa terra. Um sonho que se realiza e que nos mostra que estamos no caminho certo.”

Coordenadora de Produção do Museu Casa do Objeto Brasileiro, Renata Zanetti afirmou que a exposição celebra a criatividade dos artesãos paraibanos e reafirma o compromisso do espaço com a produção artesanal brasileira. "É uma celebração da criatividade e da força simbólica dos artesãos paraibanos, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso do Museu com a valorização das múltiplas expressões do fazer artesanal no Brasil", disse.

Adriano Oliveira é um dos artesãos que vão estar presentes na mostra. "É um momento que é uma mistura de alegria e ansiedade — essa exposição continua a homenagem que recebemos do Salão do Artesanato Paraibano, dando uma visibilidade ainda maior ao nosso trabalho. São quatro peças minhas que vão estar lá", comemorou. 

Além de Adriano, participam da exposição Babá Santana, Carlos Apollo, Dadá Venceslau, Ednaldo Farias, Geo Oliveira e Socorro Souza — os mesmos que foram homenageados na 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano.

Programação — A abertura da exposição "Qual o seu papel?" terá uma programação especial, com roda de conversa com os artesãos, das 11h às 12h30, show do paraibano Jarbas Mariz, às 15h30, e gastronomia típica, com cuscuz e drinques preparados pelo chef Carlos Ribeiro. No cardápio, cuscuz arretado em cumbucas de folha de bananeira. "Nesse mesmo dia, eu vou aproveitar a oportunidade para fazer o lançamento da cuscuzeira em cerâmica, inspirada na Pedra do Ingá e feita em parceria com a ceramista Carol Lamaita, que é neta de paraibanos — tudo desenhado à mão livre", adiantou o chef paraibano Carlos Ribeiro, há 40 anos mostrando para São Paulo o que há de melhor na gastronomia da Paraíba.

Já no dia 25, o público poderá participar da Oficina Criativa de Papietagem, com os mestres Dadá Venceslau e Geo Oliveira, das 10h às 13h — gratuita e voltada para maiores de 20 anos.

A exposição vai até o dia 3 de agosto, de quarta a domingo, das 10h às 18h, na Avenida Pedroso de Morais, 1216, em Pinheiros, na capital paulista.