Os números do funeral do papa Francisco, neste sábado (26), são gigantescos. A cerimônia na Praça São Pedro, no Vaticano, reuniu 50 chefes de Estado, 150 delegações de todo o mundo e 10 monarcas – a família real do Reino Unido foi representada pelo príncipe William, primeiro na sucessão ao trono.
Além das autoridades, a Praça São Pedro e arredores foi tomada por uma multidão estimada em 250 mil fiéis, segundo o Vaticano. Os números foram divulgados logo após a saída do caixão de Francisco para um cortejo até o Centro de Roma, onde o papa será enterrado, na Basílica de Santa Maria Maggiore.
Para o cortejo nas ruas de Roma, o vaticano estimou público de 1 milhão de pessoas acompanhando a passagem do corpo de Francisco.
Entre os líderes mundiais que participaram do funeral, nesta manhã, estão os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, da Argentina, Javier Milei, compatriota de Francisco, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
A morte do papa foi anunciada no dia 21 de abril, um dia após aparição pública num evento de Páscoa, no Vaticano. O pontífice sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e teve insuficiência cardíaca.