O deputado federal Mersinho Lucena (PP) afirmou nesta terça-feira (15), que não tem dúvidas de que o Partido Progressistas vai comandar a presidência da federação com o União Brasil na Paraíba. Durante entrevista a rádio CBN João Pessoa, o parlamentar também afirmou que o senador Efraim Filho (União Brasil) é bem vindo no agrupamento e pode seguir o entendimento do que foi acordado na esfera nacional.
“Eu não tenho dúvidas nenhuma que a federação aqui no Estado da Paraíba, em se concretizando a nível nacional, ficará a critério do Progressista definir as situações políticas de 2026. Não quer dizer que por estar em campos opostos a nível estadual, o senador Efraim não será super bem-vindo a essa federação”, afirmou Mersinho
O parlamentar enfatizou que alguns dos critérios alinhados em Brasília apontam naturalmente para que o Progressistas tenha o comando da federação aqui no estado.
“No primeiro momento, 9 estados ficarão sob o comando do União Brasil, 9 estados com o Progressistas e 9 estados sob o comando da Nacional, entre eles a Paraíba. Mesmo ficado com a comanda nacional, existem critérios. Um deles diz que havendo o candidato a governador no cargo, ele terá direito natural à reeleição, como pode acontecer com Lucas Ribeiro, caso João Azevedo saia para ser candidato a senador”, detalhou Mersinho.
Outro critério apontado pelo deputado foi o do número de parlamentares no Congresso Nacional. “Com a vinda da senadora Daniella Ribeiro na semana que vem, se filiando ao Progressista, a federação também entende que o número de parlamentares é quem vai comandar a federação no estado. Nós teremos dois deputados federais, eu e o deputado Aguinaldo Ribeiro, além da senadora Daniella Ribeiro. No caso do União Brasil, tem o doutor Damião como federal e o senador Efraim”, concluiu.
PB Agora