A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, esteve, nesta segunda-feira (7), em Campina Grande, iniciando uma série de visitas que ela fará aos artesãos que trabalham com o macramê, tipologia homenageada na 40ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que será realizado pelo Governo do Estado e Sebrae, de 11 a 29 de junho, na Rainha da Borborema, durante o Maior São do Mundo. Como trabalham esses artesãos e decidir com eles como se dará a homenagem são alguns dos objetivos dessas visitas, acompanhadas também por auxiliares da gestão estadual.
Ao todo, serão 48 mulheres e dois homens homenageados, divididos em três grupos por município: João Pessoa, Campina Grande e Araruna. Entre as oportunidades que serão geradas para os artesãos homenageados está a participação deles em oficinas criativas com o designer Sérgio Matos e a estilista Carol Teixeira para o desenvolvimento de novas coleções.
Durante o encontro com os artesãos, que ocorreu no fim da manhã no Sebrae de Campina Grande, Ana Maria Lins destacou a importância do momento na realização do Salão do Artesanato Paraibano. “Como fazemos a cada edição, estamos iniciando hoje essa série de visitas aos artesãos homenageados no Salão do Artesanato aqui de Campina. É um momento inicial de toda essa grande preparação que envolve o Salão do Artesanato: definir detalhes da homenagem e conhecer de perto como trabalham os artesãos homenageados”, disse a primeira-dama.
“E, mais uma vez, a gestão do governador João Azevêdo atendeu o pedido dos artesãos de Araruna que trabalham com o macramê e vai homenagear essa tipologia pela primeira vez. E essa homenagem se reverte em mais divulgação do trabalho deles, com resultados que são produzidos mesmo depois do Salão. É um momento muito importante, que o artesão, que a artesã que trabalham com o macramê devem aproveitar”, observou Ana Maria Lins, lembrando a importância das oficinas criativas na inovação do macramê e no consequente fortalecimento da tipologia.
Opinião também compartilhada pela gestora do PAP, Marielza Rodriguez. “Hoje estamos dando o passo inicial — depois de muito trabalho nos bastidores, já que quando termina o Salão de João Pessoa já começamos a trabalhar no de Campina Grande — para o 40° Salão do Artesanato Paraibano, que vai ter o macramê como homenageado. E esse encontro hoje com a primeira-dama e nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins, serve para ouvir dos homenageados qual a melhor maneira, na visão deles, que deveria ocorrer essa homenagem — pois, nesta gestão, tudo nasce a partir de muito diálogo. É um momento também de muita emoção, pois muitos artesãos ficam sabendo apenas durante essas visitas que serão homenageados”, comentou.
Rosa Correia, do Sebrae-PB, ressaltou a importância de mais esta parceria com o Governo do Estado na realização do Salão do Artesanato Paraibano, evento que gera renda e fortalece o empreendedorismo. “É com muita satisfação que o Sebrae, mais uma vez, se junta ao Governo do Estado — nesta parceria que ocorre durante todo o ano — na realização do Salão do Artesanato Paraibano, que tem conquistado patamares de excelência nunca antes vistos. E o sentimento é de felicidade em sediar essa reunião tão importante, que marca o início de todo um trabalho que será apresentado em junho”, externou.
A ex-vereadora de Campina Grande Eva Gouveia evidenciou a importância do Salão do Artesanato Paraibano na geração de renda. “Além disso, o Salão do Artesanato Paraibano vem se somar ao Maior São do Mundo, tornando essa festa ainda mais dinâmica. A vontade política do governador João Azevêdo tem elevado o artesanato a um patamar de excelência, beneficiando todos que vivem desse segmento”, completou.
Sandovania Bertulino está entre as homenageadas. “Eu convivo com o macramê desde os 12 anos — aprendi com a minha avó. Por isso, essa homenagem para mim tem um significado muito especial, principalmente quando lembro que, em quase 30 anos, nunca recebi uma homenagem. Ainda estou me beliscando”, agradeceu a campinense, de 51 anos, moradora do Bairro São José.
Outra homenageada é Benícia Guimarães, de 61 anos. “Essa é uma oportunidade muito importante. Tive contato com Sérgio Matos e foi uma experiência fantástica. Vou aproveitar para aprender bastante e produzir muito para o Salão do Artesanato. Estou muito feliz e agradeço demais a todos do Governo do Estado”, acrescentou.
Por fim, Ana Maria Lins visitou o Estúdio Sérgio Matos. Tanto essa visita quanto a reunião dos artesãos foram acompanhadas por Anne Ferreira, da Gerência Executiva do Turismo, que representou a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas; Yara Alencar, coordenadora de Capacitação do PAP; e Giogiane Luna, técnica do PAP.
A Arte de Dar Nós” — O macramê será a tipologia homenageada da 40ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, com o tema “A Arte de Dar Nós”. Técnica manual de tecelagem que se destaca pela confecção de peças utilitárias e decorativas, como painéis, cortinas, suportes para plantas e bolsas, o macramê vem ganhando cada vez mais reconhecimento, seja pela sua riqueza cultural, seja pela sua valorização comercial.
O macramê é uma tipologia de origens muito antigas e foi introduzida por meio dos colonizadores europeus e ganhou forte influência indígena e africana.
Na Paraíba, o macramê ganhou um toque muito próprio, pois os artesãos locais adaptaram os nós e as tramas da tipologia às matérias-primas da região, como algodão, sisal e fibras naturais, dando as condições para que os artesãos paraibanos criem peças exclusivas, combinando tradição e inovação — os produtos são, geralmente, confeccionados à mão, sem o uso de agulhas ou máquinas, apenas com o entrelaçamento de fios e a criação de nós específicos.