Nesta quarta-feira (5), o YouTube alertou para uma campanha direcionada aos criadores de conteúdos que usa a imagem do CEO da plataforma, Neal Mohan, num vídeo gerado por inteligência artificial (IA) com o objetivo de enganá-los.
"O YouTube e os seus funcionários nunca deverão contatá-lo ou partilhar informações através de um vídeo privado", comunicou a plataforma digital em sua página de ajuda, em reposta à ameaça representada por uma nova campanha de phishing dirigida aos criadores de conteúdos e influenciadores.
A campanha utiliza a imagem de Neal Mohan, num vídeo produzido por IA para notificar supostas alterações ao sistema de monetização, sendo que este tipo de ação inclui ligações que podem levar a sites fraudulentos a partir dos quais é possível roubar as credenciais de início de sessão da conta.
"Muitos golpistas visam ativamente os criadores e tentam encontrar formas de se fazerem passar pelo YouTube, tirando vantagem das funcionalidades da plataforma para se ligarem a conteúdos maliciosos", informou a empresa.