A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, foi homenageada, nesta segunda-feira (31), pelo Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) em solenidade realizada no Tribunal de Contas do Estado (TCE), em João Pessoa, ainda dentro das comemorações pelo Mês das Mulheres. A primeira-dama tem se destacado, entre outros motivos, pelo trabalho desenvolvido no Programa do Artesanato Paraibano (PAP), do qual é presidente de Honra e que tem gerado independência financeira para centenas de mulheres artesãs no Estado e elevado o segmento a patamares de visibilidade cultural e econômica nunca antes vistos.
A solenidade do Detran teve ao todo 24 mulheres homenageadas, entre as quais a segunda-dama e coordenadora estadual do Antes que Aconteça, Camila Mariz, que fez uma apresentação do programa que tem como objetivo a prevenção da violência contra a mulher. A solenidade, que ocorreu no Centro Cultural Ariano Suassuna, teve como tema "Elas no Trânsito — uma carta do trânsito para as mulheres da Paraíba".
Ao dedicar a homenagem recebida a todas as servidoras públicas da Paraíba, Ana Maria Lins destacou os avanços das políticas públicas que têm resultado, por exemplo, em maior equilíbrio na equidade de gênero entre os servidores estaduais. "Um estudo recente do Centro de Liderança Pública — o CLP — apontou que a Paraíba é o Estado que possui o maior equilíbrio de gênero no emprego público estadual, com maior número de mulheres na administração pública. Essa é mais uma demonstração de que a gestão do Estado, liderada pelo governador João Azevêdo, tem feito um trabalho efetivo para inclusão e participação das mulheres. Um dado a ser celebrado, porque é fundamental a presença feminina em todas as esferas de poder", disse, observando a necessidade de que se avance ainda mais na inclusão das mulheres.
"Esse também é um Estado que investe no empoderamento feminino por meio de programas como o Empreender Paraíba, que já contemplou mais de 10 mil empreendedoras com concessões de crédito, totalizando um investimento de R$ 78 milhões. E, como presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano, não poderia deixar de mencionar as ações que a gestão do governador João Azevêdo tem realizado para que nossas artesãs tenham seu espaço reconhecido dentro e fora do Estado, mantendo viva nossas tradições culturais e sendo um vetor de transformação e de geração de emprego e renda", acrescentou Ana Maria Lins.
A segunda-dama do Estado, Camila Mariz, ressaltou a importância de homenagens como a do Detran na inclusão e no fortalecimento do protagonismo feminino. "É uma grande alegria que eu recebo, ao lado da nossa primeira-dama, Ana Maria Lins, essa homenagem. Ana Maria Lins tem desenvolvido um trabalho belíssimo, que empodera e traz as mulheres para os mais diversos contextos, que é o Programa do Artesanato Paraibano. Somando-se a tudo isso, tem a minha história de vida, que fez com que o 'Antes que Aconteça' cruzasse os nossos caminhos", comentou durante a apresentação do Programa, que se fortaleceu na Paraíba com a instalação da primeira Sala Lilás — um ambiente acolhedor e que vai dar suporte a mulheres vítimas de violência no Estado.
O superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, disse que a homenagem às mulheres fortalece também a cultura de paz no trânsito. "Cerca de 80% dos envolvidos em sinistros de trânsito são homens — isso mostra a importância desse evento. Quero saudar a todas as homenageadas, a exemplo da primeira-dama Ana Maria Lins e da segunda-dama Camila Mariz, com este trabalho muito importante, que é o Antes que Aconteça. E é muito importante a gente ter ações concretas para divulgar na nossa sociedade a cultura de paz", frisou.
A diretora de Operações do Detran, Roberta Neiva, leu a “Carta do Trânsito para as Mulheres da Paraíba". "Essa homenagem que hoje eu, o trânsito, presta a vocês, é justíssima e também reparadora. Com essa homenagem, almejo que vocês continuem cada vez mais destemidas, transformadoras da realidade e mantendo a posição de combate até que a violência estrutural contra vocês seja dizimada para todo o sempre."
Entre as homenageadas, a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez; a senadora Daniella Ribeiro; a delegada-geral adjunta da Polícia Civil da Paraíba, Cassandra Duarte; Jacqueline Gusmão, secretária-executiva de Modernização e Transformação Digital; e Simone Guimarães, superintendente da Suplan.