O presidente da Ucrania, Volodymyr Zelensky, anunciou que o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, entregou hoje ao governo ucraniano, em Kiev, uma proposta de acordo econômico entre os dois países. "Sei que a minha equipe recebeu um primeiro projeto de acordo com os EUA", disse Zelensky após uma reunião com Bessent.
O líder ucraniano explicou que a sua equipe irá estudar o documento e que fará tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que o acordo seja assinado na Conferência de Segurança de Munique, na próxima sexta-feira, quando também se reunirá com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance,
Já Bessent afirmou que Washington pretende obter um acordo de cooperação econômica em troca do seu apoio à Ucrânia. "Gostaríamos de concluir um acordo de cooperação econômica. E em troca deste acordo, os Estados Unidos continuarão a dar apoio material à Ucrânia, à população", avançou o secretário do Tesouro norte-americano.
No entanto, detalhes sobre o acordo econômico não foram adiantados pelas duas autoridades.
Mas, o presidente norte-americano, Donald Trump, já havia expressado interesse em obter milhões de dólares em benefícios no acesso aos recursos naturais ucranianos para cobrir a contribuição dos EUA para a defesa da Ucrânia. Por seu lado, Zelensky se mostrou aberto a um acordo neste sentido que lhe garanta a continuidade do apoio do seu principal aliado.