Patos, no Sertão da Paraíba, alcançou destaque nacional ao integrar o Top 15 de cidades com maior taxa de matrículas no ensino técnico e profissionalizante no país. O ranking foi divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) no pilar de Capital Humano do Ranking de Competitividade dos Municípios.
Com base nos dados de 2023 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o indicador avalia a proporção de matrículas no ensino técnico em relação à população jovem, entre 15 e 24 anos. Essa métrica reflete o compromisso dos municípios em promover a formação técnica e preparar seus habitantes para o mercado de trabalho.
Patos figura ao lado de grandes centros urbanos e municípios com tradição em educação técnica, como Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Mossoró (RN). A presença da cidade no ranking ressalta o impacto positivo das políticas educacionais e reforça sua posição como um polo de desenvolvimento humano e econômico na Paraíba.
O resultado é um incentivo para que mais jovens busquem qualificação e para que os gestores municipais continuem investindo na educação técnica como ferramenta de transformação social e fortalecimento do mercado de trabalho local.
Veja ranking: