O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, sorteou 80 apartamentos do Residencial Quilombola Hélio Miguel da Silva nesta quarta-feira (20), no bairro de Paratibe, zona sul da capital.
O residencial é o primeiro empreendimento habitacional vertical destinado a população quilombola do Brasil e vai beneficiar mais de 300 pessoas, que começam a morar no condomínio já no início do próximo mês de dezembro.
O residencial foi construído pela prefeitura, com recursos próprios. A solenidade do sorteio definiu o apartamento em que cada família irá residir.
Na cerimônia, Cícero Lucena destacou que as famílias moravam em um assentamento há quatro anos e que estão recebendo os apartamentos no dia da Consciência Negra.
“É uma feliz coincidência, estar nessa data comemorativa, cumprindo mais essa etapa importante na vida dessas famílias. Importante destacar que o residencial preserva as raízes das famílias quilombolas, é acessível e oferece condições dignas de moradia”, destacou o prefeito.
Ainda segundo Cícero, alguns moradores foram aproveitados pela prefeitura como mão de obra na construção do condomínio. É a segunda vez que o residencial recebe prêmios da área habitacional do país, em Brasília.
Durante o sorteio, os apartamentos do térreo do residencial foram entregues às famílias que possuem algum integrante com necessidades especiais ou dificuldade de locomoção.
Uma das pessoas beneficiadas, Nercy Quirino, afirmou que agora possui seu próprio apartamento, sem a necessidade de alugar um imóvel. “Estou livre do aluguel, de não ter pra onde ir como era há quatro anos. A gente agradece todos os dias, mas a ficha começa a cair quando a gente sabe o número e o local da sua nova casa” afirmou Nercy.