A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) iniciou nesta terça-feira (19) as modificações no seu Regimento Interno com vistas à eleição da nova Mesa Diretora, marcada para a próxima terça-feira (24). Durante a sessão, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Resolução 303/2024, que altera as regras do processo eleitoral para a escolha dos novos membros da Mesa.
Segundo o presidente Galdino, a alteração deixa o Regimento INterno da Casa em conformidade com o que foi determinado pelo STF
“É uma votação na qual se faz justiça com o que foi combinado anteriormente”, disse Adriano Galdino após aprovação do PR
A principal alteração no Regimento Interno diz respeito ao prazo para inscrição de chapas, que começa hoje, 19 de novembro, e vai até a véspera da eleição, marcada para o dia 24. Isso permite que os deputados interessados em disputar a presidência da ALPB, bem como outros cargos da Mesa, formalizem suas candidaturas dentro do período estipulado.
Até o momento, a única chapa registrada é a do atual presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos), que busca a reeleição para o próximo biênio. Com isso, a eleição pode ocorrer de forma tranquila, caso não surjam outras chapas no período de inscrições. No entanto, o cenário pode mudar, e a expectativa é de que outros nomes possam se lançar na disputa à medida que o prazo se aproxima do fim.
A aprovação unânime do Projeto de Resolução 303/2024 foi vista como um passo importante para garantir maior clareza e transparência no processo de escolha dos membros da Mesa Diretora. As modificações no regimento visam, entre outros aspectos, aperfeiçoar o processo eleitoral, padronizar as regras e evitar conflitos que possam prejudicar a fluidez do pleito.
A Mesa Diretora da ALPB é fundamental para a organização dos trabalhos legislativos, definindo a agenda de votações, supervisionando a administração interna da Casa e representando a Assembleia nas relações externas. A eleição para os cargos da Mesa, especialmente para a presidência, é um dos momentos mais importantes da política local, uma vez que o escolhido assume papel de destaque na articulação das decisões do Legislativo.
Com a aprovação das mudanças no Regimento Interno e a definição do prazo de inscrições, o caminho está aberto para o processo eleitoral da próxima semana, que pode ter novidades até o último minuto. O cenário segue em aberto para outras candidaturas, mas, por ora, a reeleição de Adriano Galdino parece ser a tendência.