Em reunião realizada em Brasília na noite dessa quinta-feira (22) com o ministro da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, anunciou que o Governo Federal vai reavaliar os casos de municípios da Paraíba que foram excluídos da lista de beneficiários do programa Garantia-Safra. A ação atende a um pedido conjunto do próprio Adriano, do deputado federal Murilo Galdino e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
De acordo com Adriano Galdino, os municípios que recorreram da exclusão por meio de recursos junto ao IBGE — como Pocinhos e Esperança — tiveram suas contraargumentações acolhidas e agora terão suas situações analisadas com mais atenção pelo Ministério. A expectativa é de que os agricultores dessas cidades, e de outras que também se sentiram prejudicadas, possam receber os pagamentos do benefício entre os meses de julho e agosto.
Ainda de acordo com Adriano, o diálogo foi produtivo e o ministro demonstrou sensibilidade ao entender a situação daqueles que não receberam o repasse, de extrema importância para o homem e a mulher do campo. “É mais uma conquista importante. Seguimos firmes trabalhando pelo agricultor paraibano”, declarou o parlamentar.
O deputado também destacou o trabalho de articulação política do deputado federal Murilo Galdino e o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta. “Foi um esforço conjunto para garantir que os agricultores não fossem penalizados injustamente. Apresentamos os dados corretamente e justificamos as perdas de safra que merecem ter o apoio do Governo através do seguro”, ressaltou Adriano.
Com a reavaliação do Ministério da Agricultura Familiar, agricultores paraibanos voltam a ter esperança de receber o apoio financeiro do Garantia-Safra, fundamental para minimizar os impactos das perdas na produção agrícola. A decisão reforça o compromisso das lideranças políticas do estado com o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização das populações rurais.