Michelle Ramalho será a primeira mulher vice-presidente da CBF na chapa de Samir Xaud

Fonte: ConexaoPB

Publicada às 20/05/2025 08:33

Com a eleição da nova diretoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) marcada para o próximo domingo (25/05), na sede da entidade no Rio de Janeiro, foi registrada a chapa encabeçada por Samir Xaud, presidente da Federação de Futebol de Roraima. Samir Xaud é oficialmente o primeiro e será o único candidato para substituir Ednaldo Rodrigues na CBF. A candidatura conta com o apoio de 25 federações estaduais e dez clubes brasileiros.

Um dos destaques da chapa é a presença da paraibana Michelle Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), como candidata à vice-presidência da CBF. A eleição na CBF antecede outro evento de destaque que será a apresentação oficial de Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira, marcada para o próximo dia 26 de maio.

Caso não haja novidades na esfera judicial, a Confederação Brasileira de Futebol  deve aclamar no próximo domingo a sua primeira vice-presidente da história. A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, está na única chapa inscrita para as próximas eleições da CBF, que vai conduzir Samir Xaud a mandatário da entidade mais importante do futebol brasileiro.

O edital que anuncia o pleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o próximo dia 25 de maio foi publicado no último final de semana. A eleição foi convocada por Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, nomeado interventor na quinta-feira (15/05), quando o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afastou Ednaldo Rodrigues da presidência.

No comunicado assinado por Sarney e publicado no site da CBF, a eleição definirá, além do novo mandatário, mais oito vice-presidentes, três membros efetivos e outros três suplentes para o Conselho Fiscal da entidade. O mandato será para o quadriênio 2025/2029.

As 27 federações e os 40 clubes das duas principais divisões do Brasileirão Masculino participam da eleição. Os sufrágios das instituições estaduais valem mais (peso três), seguidos pelos dos times da Série A (peso dois) e Série B (peso um). Se um candidato obtiver apoio de, ao menos, 23 federações, assegura 69 votos, o que já seria suficiente para garantir a vitória no pleito, mesmo que os demais votantes optem por um mesmo concorrente. Os clubes reclamam do baixo peso que suas escolhas têm na disputa.

Ednaldo Rodrigues estava em Assunção, no Paraguai, participando do 75º Congresso da Federação Internacional de Futebol (Fifa), quando foi afastado da presidência da CBF. 

Michelle Ramalho é advogada e administradora de empresas, natural de Campina Grande, Paraíba. Desde 2018, preside a Federação Paraibana de Futebol (FPF), sendo a única mulher à frente de uma federação estadual no Brasil.

Michelle também é Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e integra o Conselho Consultivo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 2022, representou o Brasil no Congresso da FIFA, no Catar, sendo a única mulher na comitiva da CBF.

Severino Lopes