‘Gestão em Movimento’: presidente do TJPB encerra ações no Sertão dialogando com juízes e servidores

Fonte: ConexaoPB

Publicada às 14/05/2025 08:22

No segundo dia de atividades do Projeto ‘Gestão em Movimento’ no Alto Sertão do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, se reuniu com juízes(as) e servidores(as). A reunião ocorreu no Fórum Promotor Ferreira Júnior, em Cajazeiras, comarca-sede da 5ª Circunscrição, que abrange ainda as unidades judiciárias de São José de Piranhas, Conceição e São João do Rio do Peixe.

A primeira etapa do projeto ocorreu na segunda-feira (12), em Sousa, sede da 4ª Circunscrição. O cronograma segue ao longo do mês com visitas às comarcas-sede de Patos (dia 19), Campina Grande (20), Guarabira (26) e João Pessoa (27).

Durante o encontro, em Cajazeiras, foram tiradas dúvidas, ouvidas demandas e discutidas soluções para aprimorar a prestação jurisdicional, com foco na eficiência e na celeridade dos serviços oferecidos pelo Judiciário estadual. A reunião contou com a presença do vice-presidente do TJPB, desembargador João Batista Barbosa, e de membros da equipe administrativa do Tribunal.

-
Servidores e juízes ouviram e deram sugestões de melhorias

Para o presidente do TJPB, o ‘Gestão em Movimento’ é uma oportunidade concreta de ouvir servidores(as) e magistrados(as) que fazem o Judiciário no dia a dia, entender suas dificuldades e construir soluções conjuntas para melhorar a entrega dos serviços à população. “Saio daqui com o coração leve e feliz. É muito bom poder compartilhar esse espaço de forma igualitária, sem hierarquias, com liberdade e acolhimento. É exatamente assim que me sinto hoje em Cajazeiras, à vontade, trocando experiências com todos, não só de Cajazeiras, mas também das demais comarcas participantes”, disse.

O desembargador João Batista observou que, a cada evento que o presidente do TJPB realiza, fica claro o afinamento e a sintonia cada vez maior entre a administração dele e o pensamento daqueles que servem ao Poder Judiciário. “Esse processo de aproximação é muito positivo e fortalece a gestão como um todo”, destacou.

De acordo com o diretor do Fórum de Cajazeiras, juiz Hermeson Alves Nogueira, a visita representou uma oportunidade valiosa de diálogo direto com a gestão do Tribunal. “Este projeto é uma medida extremamente importante. Ele aproxima a administração dos servidores e magistrados que estão no exercício diário da atividade jurisdicional. As sugestões e problemas que são apresentados, junto com as propostas de soluções, contribuem para uma maior efetividade da atividade administrativa, que é justamente o nosso objetivo”, ressaltou.

De acordo com o oficial de Justiça Diarley Johnson é fundamental a iniciativa, tendo em vista as particularidades de cada comarca, no que diz respeito à estrutura, ao sistema e ao funcionamento. “Quando a Presidência traz os assessores e juízes auxiliares para conhecer a realidade da comarca, ela não só tem a oportunidade de entender melhor a situação local, como também valoriza os servidores e todos os membros da unidade, ouvindo as demandas específicas de cada um”, enfatizou.

 

-
Grupo de Trabalho reunido para apontar sugestões

Presidente por um Dia – Durante o encontro, magistrados(as) e servidores(as) participaram da dinâmica ‘Presidente por um Dia’. A ação tem como propósito estimular o pensamento estratégico, promover empatia em relação aos desafios enfrentados pela alta gestão e contribuir para a definição de prioridades institucionais, a partir da perspectiva dos próprios servidores.

A atividade foi estruturada em cinco etapas: introdução e ambientação; missão do grupo; apresentação dos discursos; votação e premiação do melhor discurso; e reflexão. Distribuídos em equipes, os grupos elencaram suas prioridades na administração, caso fossem o presidente do TJPB, e, em seguida, um gestor de cada equipe apresentou as metas elencadas.

No evento, os diretores do TJPB responderam a perguntas previamente enviadas por servidores e magistrados, por meio de um questionário elaborado pela Diretoria de Governança e Gestão Estratégica, com base nas principais demandas coletadas da 5ª Circunscrição.

O diretor de Governança e Gestão Estratégica, Bruno Oliveira, afirmou que este projeto reflete a essência da gestão da mesa diretora, que se baseia na escuta ativa de todos os servidores e magistrados em cada circunscrição e unidade judiciária. “O retorno recebido foi extremamente positivo, e esperamos, também hoje, reunir mais informações e dados que nos ajudem a adaptar nosso modelo de gestão à realidade e às necessidades de cada unidade”, frisou.

Fórum – Após o término do projeto, o desembargador Fred Coutinho assinou a decisão para construção do novo Fórum da Comarca de Cajazeiras. Ele destacou a alegria do momento, especialmente por ser filho de Cajazeiras e possuir a cidadania, bem como reforçou o compromisso da gestão em entregar um fórum moderno, que proporcione mais dignidade aos servidores, magistrados, cidadãos e a todos que integram a Comarca. “Agora é avançar, passar a licitação e iniciar a construção para que seja concluída na nossa gestão ainda”, frisou.

Participaram da reunião em Cajazeiras os juízes auxiliares da Presidência do TJPB, Fábio Araújo, Leonardo Paiva e Aparecida Gadelha. Também estiveram presentes os diretores Robson Cananéa (Especial), Izabel Nóbrega (Finanças), Fernando Antério (Administrativo), Einstein Roosevelt (Gestão de Pessoas), Eduardo Faustino (Processo Administrativo) e Daniel Melo (Tecnologia da Informação) e gerentes de áreas envolvidas no projeto.