O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do papa Francisco em caixão aberto, já sem vida. O Santo Padre está deitado em um esquife de madeira simples na Casa Santa Marta, onde residia desde o início de seu pontificado, em 2013. Confira o vídeo e a imagem abaixo.
A despedida inicial ocorre em ambiente reservado, seguindo o desejo do próprio pontífice por um funeral simples e sem tradições papais formais.
Morte do Papa
O Papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta.

“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”.
O cardeal Farrell disse ainda que Francisco chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, na manhã deste domingo (20).
“O Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo”.
“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino,” acrescentou o cardeal.
Causa da Morte
Um boletim médico oficial divulgado nesta segunda-feira (21) pela Santa Sé informa que o papa Francisco foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível.

O relatório de óbito é assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano. A morte foi constatada por meio de registro eletrocardiotanatográfico, método que identifica o momento exato da parada cardíaca (7h35 no horário local; 2h35 no horário de Brasília).
O documento também informa que o papa apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.
“Declaro que as causas da morte, segundo meu conhecimento e consciência, são aquelas indicadas acima”, afirmou Arcangeli no relatório.
A Santa Sé ainda não divulgou detalhes sobre as cerimônias fúnebres nem sobre os próximos passos do Vaticano com relação à sucessão papal.
Funeral
O Vaticano anunciou nesta terça-feira (22) que o funeral do papa Francisco será às 5h de sábado (26), 10h no horário local de Roma.
A data e outros detalhes foram decididos durante reunião de cardeais.
Na manhã de quarta, o corpo do Santo Padre será transferido e exposto na Basílica de São Pedro, segundo o diretor de comunicação do Vaticano, Andrea Tornielli.
Por decisão própria, ele será enterrado em um caixão simples de madeira e fora do Vaticano, pela primeira vez em mais de um século.
Assista: