Lula acusa Donald Trump de dar “cavalo de pau” na economia mundial

Fonte: ConexaoPB

Publicada às 09/04/2025 09:08

O presidente Lula disse nesta terça-feira (8) que a política tarifária dos Estados Unidos não vai dar certo e acusou Donald Trump de dar um “cavalo de pau” na economia mundial. A declaração aconteceu durante um encontro com empresários em São Paulo.

Lula voltou a defender o multilateralismo e o compromisso com acordos globais, depois de décadas de trabalho para construir relações comerciais contra o protecionismo. Para Lula, o presidente americano não pode achar que dita regras aos países.

“De repente, o mundo tem um cavalo de pau em que o cidadão sozinho acha que ele é capaz de ditar regras para tudo que vai acontecer no mundo. Esse país não pode ser vítima de um cavalo de pau. Eu não sei o que que vocês pensam. Mas eu acho que não vai dar certo. Ninguém pega um transatlântico daquele carregado e muito carregado e faz as coisas que estão acontecendo lá. Ninguém brinca de que o mundo não existe com quase 200 países”, disse.

No discurso voltado a empresários da construção civil, Lula cobrou um salto de qualidade do setor para tentar reduzir o déficit habitacional no Brasil, que atualmente está em 7 milhões de moradias.

“É preciso que a gente tenda a criatividade e que a gente pense mais. É preciso criar mais dinheiro, inventar mais fundo, inventar mais alguma coisa, porque nós precisamos resolver o déficit habitacional, ainda tem muita palafita nesse país”, afirmou o presidente.