Fonte: ConexaoPB
A Polícia Civil da Paraíba participou do evento “Segurança e Prevenção no Varejo na Paraíba”, realizado nesse sábado, 22 de março, em João Pessoa. O encontro contou com a participação de especialistas em segurança pública e também do setor privado, em especial empresas de grande porte que investem na vigilância contínua de seus bens e patrimônio.
Um dos destaques do evento foram os números apresentados pela Diretoria de Operações (DIOP) da Delegacia-Geral da Polícia Civil, que é coordenada pelo delegado Carlos Othon. De acordo com as estatísticas do setor, em 2024 a Paraíba conseguiu uma redução de 60% nos casos de roubos e furtos de cargas, em comparação com 2023.
Um dos fatores para essa diminuição foi o trabalho investigativo realizado pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DFRVC) da capital, que conseguiu desarticular organizações criminosas responsáveis por diversos crimes cometidos contra empresas na Paraíba.
“Entre as ações, podemos destacar a Operação Nicotina, que desarticulou uma organização criminosa do estado do Maranhão, responsável por roubos de grandes quantidades de cigarros. Deflagramos também a Operação Camuflados, que prendeu 16 pessoas envolvidas em roubos de cargas cujo alvo era uma empresa conhecida em todo o Brasil. E ainda a Operação Piratas do Asfalto, na qual prendemos nove envolvidos em roubos de cargas de alimentos. Esses são apenas três exemplos de operações exitosas realizadas pela Polícia Civil em 2024, fruto do trabalho investigativo da DRFVC”, listou Carlos Othon.
Também participaram do evento o secretário-executivo da Segurança e Defesa Social da Paraíba, coronel Lamarck; e o coordenador estadual do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), coronel Júlio César.