PSDB sinaliza que decisão sobre fusão do partido com PSD ou MDB deve ser anunciada em março

Fonte: Conexaopb com 247

Publicada às 06/02/2025 00:20

Representantes do PSDB decidiram que em março a legenda anunciará se haverá fusão com outro partido. O PSD e o MDB tentam atrair a sigla tucana para uma fusão. O relato foi divulgado nesta quarta-feira (5) na coluna de Mônica Bergamo.

O presidente nacional da sigla tucana é Marconi Perillo, ex-governador de Goiás. Também foi senador, deputado federal e estadual pelo seu estado. Secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo, Gilberto Kassab é o presidente nacional do PSD. O MDB, que também tenta atrair os tucanos, tem como presidente o deputado federal Baleia Rossi (SP).

A última vez que o partido venceu uma eleição presidencial foi em 1998. Nascida em 1988, a legenda sempre teve candidato próprio em eleições presidenciais. Mário Covas (não eleito) conseguiu o quarto lugar em 1989. Fernando Henrique Cardoso se elegeu em 1994 e em 1998. Em 2002, o PT venceu, com Lula, que teria o seu primeiro mandato. Os tucanos nunca mais ganharam um pleito presidencial desde então.

No ranking de governadores, o PT e União Brasil lideram o ranking dos partidos com mais governadores eleitos nas eleições de 2022. Cada legenda conseguiu a chefia de quatro estados - Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte são governados pelo Partido dos Trabalhadores. Amazonas, Goiás, Mato Grosso e Rondônia são administrados pelo UB.

O PSDB e o MDB ficaram em terceiro, com três estados cada. Os tucanos governam Pernambuco (Raquel Lyra), Rio Grande do Sul (Eduardo Leite) e Mato Grosso do Sul (Eduardo Riedel). Os três governantes emedebistas são Helder Barbalho (Pará), Distrito Federal (Ibaneis Rocha) e Alagoas (Paulo Dantas).

Conforme o raio X político após a eleição de 2022, o PL, de Jair Bolsonaro, é a maior bancada da Câmara. A federação três partidos - PT (68) / PC do B (6) / PV (6) - formaram a segunda maior bancada da Câmara, com 80 parlamentares. União Brasil tem 59, PP tem 47, seguido por MDB e PSD, com 42 cada. Os Republicanos conseguiram 41 e a federação PSDB / Cidadania teve 18, sendo 13 tucanos.

No Senado, as maiores bancadas são PSD (15), PL (12), MDB (11), PT (8), União Brasil e Podemos (7 cada), PP (6), PSB (4), PDT (3), PSDB (3) e Novo 1. Outra liderança foi apontada como “sem partido” no raio X divulgado pela Agência Senado em 2022. Os três senadores tucanos são Oriovisto Guimarães (PR), Styvenson Valentim (RN) e Plínio Valério (AM).