Gilmar Mendes prevê novos indiciamentos em investigação sobre tentativa de golpe de Estado

Fonte: Conexaopb com 247

Publicada às 29/11/2024 03:17

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira (28) que a Polícia Federal (PF) poderá ampliar o número de indiciados na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. A declaração foi feita durante um evento em Portugal, onde o magistrado destacou que novos depoimentos de militares alvos da operação da última semana podem trazer à tona mais informações sobre o caso.

"É possível, por conta exatamente de haver pessoas presas e indiciadas que serão ouvidas. Certamente virão novas informações. O que se diz é que este relatório ficou um pouco atrasado em razão de informações últimas que foram colhidas. Então, é possível que ainda haja desdobramento", disse Mendes a jornalistas.

Segundo as investigações, o plano golpista incluía o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes, também do STF. A ação, conforme apurado pela PF, tinha como objetivo garantir a permanência do ex-mandatário Jair Bolsonaro no poder.

Gilmar Mendes classificou como "extremamente grave" a participação de militares de alta patente nas articulações golpistas, ressaltando a necessidade de despolitização das Forças Armadas.

A PF segue em busca de pelo menos outras três pessoas envolvidas nos planos para matar as autoridades.