A umidade relativa do ar fica abaixo de 20% no sertão paraibano durante todo este sábado. O clima excessivamente seco afetará 19 cidades paraibanas.
Além do Sertão Paraibano, o clima seco afeta o Sul Cearense, Vale São-Franciscano da Bahia, Sudeste Piauiense, Sertões Cearenses, São Francisco Pernambucano, Centro-Sul Cearense, Sertão Pernambucano, Sudoeste Piauiense e Centro-Norte Piauiense.
Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), nas cidades afetadas, a umidade relativa do ar ficará variando entre 30% e 20%. Nessas circunstancias, há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
As autoridades recomendam à população beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
A umidade relativa do ar, é um elemento climático que representa a quantidade de água existente no ar na forma gasosa. Esse elemento exerce influência não apenas no clima e tempo, mas também em nossa saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a quantidade ideal de água no ar ideal precisa estar em torno de 60%. Durante o clima seco, é comum alguns sintomas serem identificados no corpo humano, sendo possível, até mesmo, o agravamento de afecções pré-existentes.
Além disso, a rotina do cidadão pode ser comprometida, pois, índices extremamente baixos de água do ar impossibilitam a realização adequada de exercícios físicos, além de gerar diversos casos de desidratação.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Confira cidades afetadas pela baixa umidade
- Bernardino Batista
- Bom Jesus
- Bonito de Santa Fé
- Cachoeira dos Índios
- Cajazeiras
- Carrapateira
- Conceição
- Diamante
- Ibiara
- Monte Horebe
- Nazarezinho
- Santa Helena
- Santa Inês
- Santana de Mangueira
- São João do Rio do Peixe
- São José de Caiana
- São José de Piranhas
- Serra Grande
- Triunfo