Lendas do vôlei de praia, Ricardo e Juliana encerram carreira em João Pessoa

Fonte: ConexaoPB

Publicada às 17/10/2024 13:45

O Paraíba Beach Games promete um momento histórico para os fãs de vôlei de praia neste fim de semana. É que, além da etapa do Circuito Mundial da modalidade, o evento será marcado pela despedida oficial de duas lendas que fizeram história nas areias: Ricardo e Juliana.

O adeus às quadras acontece em duas noites no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. A primeira será nesta sexta-feira (17), às 21h, quando o Time Juliana enfrentará o Time Mundo. No mesmo horário, no sábado (18), será a vez de Ricardo liderar seu time contra a equipe mundial. Os jogos serão gratuitos e fazem parte da programação oficial do Paraíba Beach Games.

O legado de Ricardo

Ricardo, o ‘Block Machine’, é um dos atletas mais vitoriosos do vôlei de praia. Baiano de nascimento, mas radicado na Paraíba, ele chegou ao auge de sua carreira ao lado de Emanuel, com quem conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, e o bronze em Pequim, em 2008. Antes disso, ele já havia conquistado uma prata olímpica em Sidney, em 2000, jogando com Zé Marco.

Além das conquistas olímpicas, Ricardo foi eleito o melhor jogador do Circuito Mundial em 2005 e 2007, acumulando oito prêmios individuais ao longo de sua carreira. Em 2017 e 2018, foi homenageado como o jogador mais inspirador e o esportista do ano.

A trajetória de Juliana

Juliana, de 41 anos, é um dos maiores nomes do vôlei de praia mundial. Seu auge foi alcançado ao lado de Larissa, com quem conquistou sete títulos do Circuito Mundial e uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. A dupla também garantiu quatro medalhas em campeonatos mundiais, incluindo o ouro em Roma, em 2011.

Além disso, Juliana alcançou o octacampeonato do Circuito Mundial em 2014, jogando com Maria Elisa, com quem também conquistou o bronze no Mundial de 2015. Após uma pausa na carreira em 2021, ela se prepara agora para seu adeus definitivo ao esporte.