O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) recebeu, nesta terça-feira (24), pelo segundo ano consecutivo, o certificado de alta adesão às práticas de segurança do paciente concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A entrega do certificado foi realizada pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB).
A premiação ocorre em reconhecimento ao bom desempenho de alta conformidade na participação da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em serviços com unidades de terapia intensiva (UTI) no ano de 2023. Com um trabalho executado diariamente, buscando garantir mais segurança aos pacientes e profissionais que atuam na unidade, o HMSI, administrado pela Prefeitura de João Pessoa, integra uma seleta lista de hospitais públicos e privados que possuem UTI que receberam o certificado.
A diretora-geral do Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, ressaltou que a concessão do certificado é um reconhecimento do ótimo trabalho realizado para garantir a integridade e segurança dos pacientes, com um alto padrão assistencial. “É uma alegria, uma satisfação para o Hospital Santa Isabel receber esse prêmio em setembro, mês em que são reforçadas as ações voltadas para a segurança do paciente nas instituições hospitalares. Há três anos desenvolvemos um trabalho em relação à segurança do paciente, fomentando todas as ações e o cumprimento das seis metas internacionais de segurança do paciente. O hospital vem, constantemente, com o seu Núcleo de Segurança do Paciente e seu Núcleo de Educação Permanente, fomentando as boas práticas, cobrando e usando novas ferramentas que possibilitem o processo seguro em relação à estadia do paciente”, afirmou.
E nesse processo, a ferramenta mais utilizada na unidade é o QR Code, implantado em 2023, que facilita a notificação de eventos adversos, possibilitando ao Núcleo de Segurança do Paciente agir para cada vez mais o hospital se tornar um ambiente seguro e propício ao restabelecimento da saúde dos seus pacientes.
A nutricionista Danielly de Moraes Santos Chiappetta, que coordena o NSP do Santa Isabel, também comemorou o recebimento do certificado e ressaltou que a premiação é fruto de um trabalho feito de forma continuada e em equipe. “O prêmio é o resultado de um trabalho em equipe, tanto dos membros executores do Núcleo de Segurança do Paciente como da equipe assistencial do hospital, que abraçou a causa, que faz as notificações, que participa dos treinamentos, das atividades que são integrantes das metas de segurança. O hospital trabalha com a política da cultura justa, melhorando os processos de trabalho, fazendo as avaliações das notificações, dando os retornos, e isso faz com que a gente consiga um trabalho em equipe. O resultado é o reconhecimento, que é a alta adesão as práticas de segurança do paciente”, reforçou.