Fonte: ConexaoPB
A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em Princesa Isabel, realizou Curso de Aproveitamento dos Derivados da Mandioca. A oficina contou com a participação de 17 agricultoras familiares das comunidades rurais de Lagoa de São João, Moça Branca e Macambira da Lagoa de São João. A programação destacou o preparo e a venda de produtos na ExpoMandioca, evento que ocorre entre os dias 20 e 22 deste mês.
As participantes produziram vários pratos com o aproveitamento da macaxeira, como cocadas, croquetes, pudim, sorvetes, bolos, salgados, tortas, entre outros. Além de algumas inovações que permitiram o aperfeiçoamento de algumas receitas, destacando também a importância do custo-benefício para as agricultoras familiares.
O curso foi realizado na sede da Associação Lagoa de São João, promovido em parceria com Sebrae-PB e a prefeitura municipal, através da Secretaria da Agricultura. Teve como ministrante a extensionista social Maria de Lourdes Pereira Alves e a participação da extensionista rural de Princesa Isabel, Ana Paula de Medeiros.
No encerramento do curso, estiveram presentes a gerente da agência regional do Sebrae de Patos, Anna Stefânia Sousa; a extensionista social da Empaer local Ana Paula de Medeiros; o extensionista rural Ronivaldo Freitas e a diretora de agricultura municipal Maria Carleide da Silva, e agricultores familiares.