Sousa elimina Treze e vai encarar o Campinense na semifinal

Fonte: ConexaoPB

Publicada às 10/04/2022 23:00 - atualizada em: 11/04/2022 11:25


No estádio Marizão, no interior do estado, Sousa e Treze decidiram quem será o adversário do Campinense na semifinal do Campeonato Paraibano de 2022. No jogo único da segunda fase, na tarde deste domingo (10), uma partida truncada e de poucas oportunidades terminou empatada sem gols nos 90 minutos. Nos acréscimos, Maycon Rangel marcou o gol que garantiu o Dino na próxima fase do estadual e também na Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem.

Os donos da casa foram escalados com o desfalque de Iranilson, suspenso, e com a “surpresa” Juninho, que não estava na formação divulgada inicialmente, no lugar de Jó Boy, que foi anunciado entre os titulares, mas ficou no banco de reservas do time de Tardelly Abrantes. Por sua vez, a equipe trezeana foi mandada a campo por Marcelinho Paraíba com uma formação bastante cautelosa, com cinco homens no meio-campo e só Everton Kanela no ataque. Carlão, envolto em uma suposta escalação irregular, ficou de fora por estar oficialmente lesionado.

A primeira boa jogada veio aos 9 minutos, quando Állefe recebeu na meia-esquerda e bateu de direita, no canto esquerdo de Ricardo, que caiu para espalmar a bola para escanteio.

A disputa era muito truncada no meio campo, com os dois times errando muitos passes perto da área, o que fazia com que nenhuma chance de finalização fosse criada. Os dois goleiros sequer tiro de metas cobravam com frequência pois até os arremates eram raros.

Apenas aos 42, novo chute de longe, e mais uma vez do Treze. Carlinhos bateu de longe e o arqueiro esmeraldino espalmou para o lado e, na sequência, a zaga afastou o perigo.

Mesmo com menos bola o primeiro tempo todo, só o Galo arriscava, e nos acréscimos, aos 46 minutos, Carlinhos arriscou de novo, desta vez da entrada da área, e Ricardo teve que fazer grande defesa para mandar a bola pela linha de fundo.

Na cobrança, Ramon cabeceou, o camisa 1 defendeu no reflexo e, no rebote, no meio da pequena área, um jogador trezeano tentou finalizar, mas dividiu com a defesa e o placar do primeiro tempo ficou em 0 a 0.

Segundo tempo

Insatisfeito com o rendimento de seu time, o técnico do Dino depois do intervalo sim optou por Jó Boy na vaga de Juninho para tentar jogar mais ofensivamente e fazer Luciano Alves trabalhar, mas o sistema defensivo alvinegro não dava espaços e o confronto seguia bastante truncado na segunda etapa.

Mas aos 8 minutos, Arthur foi derrubado na área por Fernando, que deu um carrinho por trás e acertou o camisa 11. O árbitro Afro Rocha apontou pênalti e deu o segundo cartão amarelo para o lateral-esquerdo trezeano, que foi para o chuveiro mais cedo.

Na cobrança, aos 10 minutos, Daniel Costa foi para a bola e Luciano Alves caiu no lado direito para fazer a defesa, salvar o Treze e manter o zero no placar.

A primeira boa jogada do Sousa com bola rolando foi em chute de fora da área de Esquerdinha, aos 16 minutos, que explodiu no travessão e assustou o torcedor alvinegro.

Mesmo com um homem a mais, o Dinossauro do Sertão não conseguiu pressionar um Galo que se defendia bem e não sofreria mais sustos nos 90 minutos. O empate levou o confronto para a prorrogação.

Prorrogação

Se no tempo normal não saiu, na prorrogação a torcida fez a festa no Marizão. Logo aos 4 minutos do primeiro tempo, após bobeira da zaga trezeana, Maycon Rangel ficou sozinho na frente de Luciano Alves e só tocou por cima para abrir o marcador no sertão.

Aos 2 do segundo tempo da prorrogação, Vinícius avançou livre pela esquerda, a zaga tentou afastar e quase marcou contra. A bola passou raspando a trave do time de Campina Grande e foi para escanteio.

Com um homem a menos, o Treze não conseguia ter fôlego para buscar o empate. O Galo tentava atacar, mas no campo ofensivo, a superioridade numérica da equipe sertaneja prevalecia.

A vitória coloca o Dino na Série D de 2023 e também, claro, na semifinal do Campeonato Paraibano, onde vai enfrentar o Campinense em jogos de ida e volta, sendo o segundo no Amigão. O Treze, por sua vez, dá adeus ao estadual e também para a temporada de 2022. Além disso, no ano que vem terá mais uma vez apenas o Paraibano em seu calendário de competições.

Ficha técnica

Sousa 0 x 0 Treze (prorrogação 1 x 0)

Campeonato Paraibano de 2022
Segunda fase – Jogo único
Estádio: Marizão (Sousa)

Arbitragem: Afro Rocha; Ruan Neres e Marcelo Paulino

Gols: Maycon Rangel (S)
Cartões amarelos: Esquerdinha, Jó Boy, Marcelo Duarte, Vinícius Paiva, Ricardo, Doda (S); Fernando, Luciano Alves, Marcus Vinícius, Felipe Almeida (T)
Cartão vermelho: Fernando, Jeffinho (T)

Sousa: Ricardo, André Victor (Gustavo), Adriano Seixas, Marcelo Duarte, Vinícius Paiva; Doda, Daniel Costa, Juninho (Jó Boy), Esquerdinha (Danilo Itaporanga); Maycon Rangel (Weder) e Arthur (Keyllo). Técnico: Tardelly Abrantes.

Treze: Luciano Alves, Gustvo, Hyago Oliveira (Patrick), Ramon, Fernando; Lucas Gomes (Renato Conceição), Állefe, Joilson (Felipe Almeida), Carlinhos (Diego Souza), Patuta (Jeffinho); Everton Kanela (Marcus Vinícius). Técnico: Marcelinho Paraíba.

Vozdatorcida