Com chuvas irregulares e abaixo da média em muitas localidades em janeiro, previsão de estudioso segue se confirmando

Com chuvas irregulares e abaixo da média em muitas localidades em janeiro, previsão de estudioso segue se confirmando

- Categoria: Sertao

Um janeiro de 2018 com precipitações pluviométricas muito irregulares no semiárido da Paraíba, podendo ter chuvas acima da média de forma pontual em alguns locais, mas ficando abaixo da média na maioria das localidades do Cariri, Sertão e Alto-sertão.

É assim que vêm ocorrendo as precipitações nas referidas microrregiões climáticas do Estado no primeiro mês de 2018. Esses resultados estão confirmando as previsões feitas pelo estudioso Rodrigo Cézar Limeira, e divulgadas no final de dezembro de 2017. 

Confira os índices pluviométricos das maiores cidades do semiárido paraibano entre os dias 01 e 15 de janeiro: 

Patos: registrou 23,9 mm na Embrapa, sendo que a média pluviométrica do mês é de 66 mm 

Sousa: registrou 19 mm no DNOCS, sendo que a média pluviométrica do mês é de 80 mm 

Cajazeiras: registrou 16 mm na Emater, sendo que a média pluviométrica do mês é de 100 mm. 

Já o município de São José do Sabugi, registrou dentro do citado período precipitação pluviométrica de 67 mm, sendo a média para o mês de janeiro na localidade é de 22 mm, ou seja, a localidade registrou chuva acima da média já nos 15 primeiros dias do mês.  

O físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira mantem a previsão de chuvas variando de normais a abaixo da média no semiárido do Estado em 2018, com pouca recarga de água para a maioria dos grandes açudes que abatecem as cidades do Cariri, Sertão e Alto-sertão em 2018, num cenário de estação chuvosa irregular para essas áreas esse ano. 

Deixe uma Resposta