Paulo Pimenta diz que Lula não vai a Porto Alegre acompanhar julgamento

Paulo Pimenta diz que Lula não vai a Porto Alegre acompanhar julgamento

- Categoria: Brasil

O deputado federal Paulo Pimenta (RS), líder do PT na Câmara, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deve vir a Porto Alegre no próximo dia 24 de janeiro. Na data, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) vai julgar o recurso de Lula contra a sentença do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara de Curitiba, que condenou o petista a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava-Jato. Pimenta destacou a ida de Lula à capital gaúcha sempre esteve condicionada à possibilidade dele se manifestar.

"Em primeiro lugar, nunca foi dito que ele iria. Desde o início, foi dito que se o presidente Lula tiver a oportunidade de se manifestar durante o julgamento, ele irá", disse o deputado.

Na quarta-feira (3) passada, os advogados de Lula entraram com nova petição no tribunal pedindo que o petista possa falar antes do julgamento marcado para 24 de janeiro. Esse é o segundo pedido nesse sentido. O primeiro, protocolado em 11 de setembro, ainda não teve resposta.

"Não tem nenhum sentido o presidente se deslocar até Porto Alegre para participar de um julgamento no qual ele não pode falar. Qual é o sentido nisso?" — questionou o parlamentar.

Existe a possibilidade de Lula acompanhar o julgamento em São Paulo. No dia da sessão que deve definir o futuro de Lula na corrida presidencial, está prevista a realização de ato em favor do ex-presidente. 

Deixe uma Resposta