Procon Sousa se reunirá com representantes de escolas particulares para discutir o ano letivo de 2018

Procon Sousa se reunirá com representantes de escolas particulares para discutir o ano letivo de 2018

- Categoria: Sertao

A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidos / Procon Sousa irá realizar na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, às 9h, na sala de reuniões do Gabinete da Prefeitura, reunião com os representantes das escolas privadas do município para acertar os procedimentos referentes ao ano letivo de 2018.

Serão debatidos temas como cobrança por serviços de emissão de histórico escolar, diplomas, declarações e certificados. Também foram debatidos temas como a transferência de alunos e o reajuste de mensalidade, lista de material escolar dentre outros.

Uma das temáticas mais recorrentes no Procon refere-se a questão da inadimplência, e consequentemente a cobrança de dívidas, multas por atraso de pagamento e a inscrição do responsável em cadastros de restrição de crédito como SPC e SERASA.

Também será discutida a não aceitação de matrículas devido a falta de pagamento e as sanções pedagógicas em função de débitos.

Outro ponto considerável será a lista de material escolar, que todos os anos é motivo das maiores reclamações dos pais e que na realidade muitas vezes chega a ultrapassar o que realmente é necessário para o aluno, como também a venda desses materiais pela própria escola.

Na oportunidade foi solicitado pelo Procon que as escolas apresentem a  planilha de custos justificando algum possível aumento nas mensalidades, cópias dos modelos dos contratos, bem como a apresentação da lista de materiais escolares para análise do órgão de Defesa do Consumidor.

Os estabelecimentos oficiados foram: Colégio Monteiro Lobato LTDA; Escola de Educação Infantil Bem me Quer; Escola José de Paiva Gadelha SESI; Colégio Construindo Valores; Colégio Crescendo e Aprendendo; Escolinha Sonho de Criança LTDA; SESC Ler Sousa Serviço Social do Comércio; SENAI – Centro de Formação Profissional Miriam Benevides Gadelha; Escola de Educação Infantil São Vicente de Paula LTDA; Ação Colégio e Curso; Instituto Tecnológico da Paraíba LTDA – ITEC PB; Creche São Francisco de Assis; Colégio Nossa Senhora Auxiliadora; Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira; Escolinha Alegria de Saber. 

Deixe uma Resposta